Atividades práticas introduzem estudo sobre a história de Carazinho
16 de abril de 2015 Notícias

Em um trabalho de pesquisa, os historiadores utilizam as mais variadas fontes na busca de informações sobre lugares, pessoas ou sociedades de outras épocas. Por meio dessas fontes, os pesquisadores podem remontar e interpretar os fatos passados, reconstruindo, assim, a História.

IMG_20150331_145602826Para introduzir o conceito de História e dar início ao estudo sobre Carazinho, os estudantes do 3º ano A e B do Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Aparecida visitaram a Praça Albino Hillebrand, com o objetivo de observar e conhecer algumas fontes históricas do município.

Durante a atividade, as turmas puderam observar os monumentos, as placas de homenagem, as construções, os bancos da praça, a arborização e demais objetos que carregam um pouco da história de Carazinho.

Baú de Memórias (39)Dando continuidade ao estudo, com o intuito de aprimorar o entendimento de como acontece a construção da História, os educandos foram instigados a procurar objetos que representassem suas histórias de vida, construindo um “Baú de Memórias”. Em sala de aula, cada estudante contou sua história aos colegas com base nos objetos escolhidos. “Eles trouxeram de tudo: vestido de casamento da avó; colete de lã que a avó usava, a mãe usou e a criança também fez uso; brinquedos que os pais brincavam, como bolinha de gude e corda; um chicote do bisavô que possui 104 anos; e muito mais”, lembra a professora do 3º ano B, Jaqueline Nascimento.

Após a atividade, as turmas iniciaram os estudos teóricos sobre o tema, aprendendo a importância dos historiadores, os diferentes tipos de fontes históricas – escritas e não-escritas -, como se formam os museus, entre outros conteúdos.  A partir de agora, as turmas irão aprofundar os conhecimentos sobre a cidade onde residem.

Acesse a galeria de fotos: