Atividades práticas complementam estudo sobre Fontes Históricas
25 de abril de 2016 Notícias, Portal

Estudando as Fontes Históricas (46)As Fontes Históricas são documentos, sejam eles escritos (livros, jornais, certidões de nascimento e testamentos), visuais (pinturas, charges, desenhos e fotografias), orais (depoimentos e histórias tradicionais) ou materiais (vestígios de construções, instrumentos, utensílios e fósseis), que o historiador utiliza para reconstruir os fatos passados.

Estudando as Fontes Históricas (78)Com essa definição em mente e a fim de reforçar o conceito de História, dando início ao estudo sobre Carazinho, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida visitaram a Praça Albino Hillebrand, com o objetivo de observar e de conhecer algumas das fontes históricas do município.

Durante a atividade, os educandos puderam observar os monumentos, as placas de homenagem, as construções, os bancos da praça, a arborização e os demais objetos que carregam um pouco da história de Carazinho.

Baú de Memórias (60)Ainda, para aprimorar o entendimento de como acontece a construção da História, os educandos receberam a tarefa de criar um “Baú de Memórias”, utilizando documentos, fotografias e objetos que representam suas histórias de vida e as de seus familiares. Com base nas fontes históricas escolhidas – entre elas, vestidos das avós e das mães, utensílios domésticos, livros, objetos de decoração e fotos -, cada estudante apresentou sua história aos colegas.

Acesse a galeria: