Atividade prática promove a gentileza e o respeito às diferenças
27 de fevereiro de 2018 Notícias, Portal
Trilha Sensitiva (23)

Trilha Sensitiva (145)Em 2018, o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma atitude necessária e sustentável” – desenvolvido, anualmente, pelo Colégio Notre Dame Aparecida, com o intuito de estimular, entre seus estudantes, a leitura e a construção de saberes – terá suas ações norteadas pelo livro “Extraordinário” – escrito por R. J. Palacio – e  sua versão infantil – “Somos Todos Extraordinários”.

As obras – que narram o início da vida escolar de Auggie, menino que, devido a uma síndrome, possui severa deformidade facial – promovem reflexões sobre temas presentes no contexto escolar, como a angústia do primeiro dia de aula, a formação de vínculos afetivos, o respeito às diferenças e o combate ao bullying. Além disso, são manifestos em favor da empatia e da gentileza.

Trilha Sensitiva (47)Por isso, como atividade introdutória ao estudo da narrativa, os educandos do 3º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma experiência diferente: percorreram, com os olhos vendados, o caminho que leva das suas salas de aula até a biblioteca escolar e atravessaram uma trilha sensorial, na qual foram desafiados a identificar objetos por meio do tato e do olfato.

A dinâmica, explica a bibliotecária, Elisângela Fernandes, possibilitou que os estudantes se colocassem no lugar dos deficientes visuais, vivenciando, ainda que de forma singela, as dificuldades que eles enfrentam em sua locomoção e durante a realização de outras tarefas comuns. Trilha Sensitiva (128)Desse modo, instigou as crianças a realizar o exercício mental de colocar-se no lugar do outro e de imaginar o que ele está sentindo, principalmente quando suas próprias atitudes não forem empáticas ou gentis.

Além disso, permitiu que refletissem sobre a história de Auggie, compreendendo a importância de respeitar as diferenças, tanto físicas quanto de opinião, e valorizando a amizade, a fraternidade e a tolerância.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>