Atividade de pesquisa combina o uso de publicação impressa e da Internet
13 de novembro de 2015 Notícias, Portal

Pesquisa - 5º ano (6)Há quem diga que o Jornal Impresso está em extinção, devido à popularização da Internet. Há, também, os leitores tradicionais que não abrem mão da notícia palpável, do prazer de folhear as páginas com atenção e sem pressa. Mas, entre as crianças e os jovens, adaptados aos equipamentos e à linguagem digital, a preferência pelos computadores, tablets e smartphones é quase unânime, estimulada, ainda, pela falta de acesso às mídias impressas.

Pesquisa - 5º ano (15)Com o objetivo de proporcionar um contato maior dos estudantes com o jornal impresso, incentivando-os a utilizá-lo como meio de informação – sem, é claro, deixar de lado as incontáveis possibilidades de pesquisa proporcionadas pelas novas tecnologias -, os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida participaram uma atividade pedagógica que contemplou o uso de uma publicação impressa.

A partir de uma matéria sobre os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, publicada no impresso Joca – publicação da Editora Magia de Ler destinada a jovens e crianças -, os educandos receberam a tarefa coletar na Internet, utilizando tablets, mais informações sobre o evento esportivo, realizado na capital do Tocantins, Palmas, entre 23 de outubro e 1º de novembro.

Pesquisa - 5º ano (16)Considerando que a Olimpíada dos Índios contou com a participação de representantes de 24 etnias que residem no Brasil, além de povos oriundos de 23 países, como Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas, os educandos também foram instigados a refletir sobre a variação linguística existente entre os povos indígenas e a pesquisar sobre os dialetos falados pelos índios brasileiros. Quantos deles já foram extintos, exemplos de palavras incorporadas à Língua Portuguesa e a tradução de outros vocábulos foram algumas das informações encontradas pelos educandos.

Além de estimular a pesquisa em diferentes ferramentas e de enriquecer o estudo sobre as variações linguísticas, a atividade também promoveu o conhecimento sobre os costumes e as tradições indígenas e a sua contribuição para a formação da cultura brasileira.