Aproximando a Matemática do cotidiano
26 de outubro de 2016 Notícias, Portal

Matemática - 9º ano (9)O conceito matemático utilizado para encontrar a altura exata de algo difícil de alcançar com as mãos foi desenvolvido, na antiguidade, pelo filósofo, astrônomo e matemático Tales de Mileto.

Convocado pelos soberanos do Egito, ele acertou a medida da altura da pirâmide de Quéops, com base no tamanho da sombra projetada por ela. Para isso, Tales observou que os raios solares estavam na posição inclinada e eram paralelos à altura da pirâmide e que a sombra da construção formava os lados de um triângulo retângulo. Ele concluiu, também, que havia uma proporcionalidade entre as medidas da sombra e a da altura do monumento. Então, foi até a extremidade da sombra projetada pela grande pirâmide e cravou um bastão no solo, bem na vertical. Após, mediu a sombra da pirâmide e a da estaca, em uma determinada hora do dia, e estabeleceu a proporção.

Matemática - 9º ano (17)Assim, foi postulado o Teorema de Tales, estudado pelos educandos matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida.

Após os estudos teóricos, porém, com o objetivo de aproximar a Matemática do seu cotidiano, os adolescentes foram desafiados a reproduzir o cálculo do matemático. Para isso, em um dia de sol, eles utilizaram a sua própria altura e o comprimento de sua sombra, para descobrir as alturas aproximadas de alguns ambientes da instituição de ensino, explica a docente da disciplina, Luana Arruda.

Matemática - 9º ano (37)Além disso, assim como os desenhistas, arquitetos, engenheiros e cartógrafos, entre outros profissionais, que utilizam escalas para o desenvolvimento de projetos, plantas e mapas, reduzindo, assim, as medidas reais dos objetos e mantendo as proporções entre os mesmos, os estudantes também confeccionaram maquetes de espaços escolares.

Para isso, afirma a educadora, além do Teorema, foram utilizados outros conceitos matemáticos já estudados por eles, como os de razão e proporção, retas paralelas, triângulos semelhantes e escalas.

Veja mais fotos: