Apresentações Literárias desenvolvem a oralidade, a criatividade e o gosto pela leitura
16 de julho de 2015 Notícias, Portal

Apresentações Literárias (12)“O livro agora alimentava a minha imaginação. Todo o dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava”. O trecho de “LIVRO: a troca”, escrito por Lygia Bojunga Nunes, representa bem o poder de estimular a criatividade que a leitura tem.

Apresentações Literárias (17)O ato de ler contribui, ainda, para o desenvolvimento da memória, para a ampliação do vocabulário e para a capacidade de comunicação e de interação social. Por isso, desde os anos iniciais, o Colégio Notre Dame Aparecida prioriza o incentivo à leitura.

Um exemplo das atividades de estímulo é a desenvolvida com os estudantes do 3º Ano A do Ensino Fundamental. Nas “Apresentações Literárias Criativas”, realizadas trimestralmente, os as crianças escolhem e leem uma obra literária disponível na Biblioteca Infantil da instituição de ensino para apresentar a narrativa aos colegas, de forma criativa, utilizando diferentes ferramentas, como teatros, maquetes e palitoches.

Apresentações Literárias (9)De acordo com a educadora responsável pela turma, Márcia Meira, as apresentações têm o objetivo de estimular a curiosidade, a oralidade e a criatividade dos estudantes, além incentivar a leitura de variadas obras e autores. “Eles, ainda, brincam e divertem-se com as dramatizações que produzem e assistem, ao mesmo tempo em que adquirem conhecimento”, complementa a educadora.