Apresentações finais das Olimpíadas do Conhecimento acontecem nesta semana
4 de julho de 2016 Notícias

Com o objetivo de dinamizar o processo educativo, promovendo um elo entre a teoria e a prática, fomentando o trabalho coletivo, incentivando a pesquisa científica e estimulando a busca pelo conhecimento de forma independente, o Colégio Notre Dame Aparecida realiza, a cada dois anos, a Semana Cultural.

Em 2016, o evento, que acontecerá de 06 a 08 de julho, foi inspirado nos Jogos Olímpicos, que serão realizados no Rio de Janeiro em agosto. Por isso, durante a preparação para atividade pedagógica, iniciada em março, os estudantes de todos os segmentos escolares participaram das Olimpíadas do Conhecimento.

Inicialmente, os educandos do 5º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio inscreveram-se em uma das 14 modalidades – objetos de pesquisa – destinadas aos seus níveis de ensino. Depois, juntamente com suas equipes, elaboraram projetos de pesquisa sobre as temáticas escolhidas. A próxima etapa foi, então, a de planejamento e desenvolvimento dos trabalhos práticos, que serão apresentados aos colegas durante a Semana Cultural.

Além dessas modalidades, a atividade conta com outras cinco pesquisas, desenvolvidas pelas turmas da Educação Infantil e do 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental. Todas elas, porém, formuladas a partir da reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, e de acordo com as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

As apresentações dos trabalhos práticos desenvolvidos a partir das pesquisas acontecerão nas manhãs de quarta (06), quinta (07) e sexta-feira (08), para as os estudantes matriculados nesse turno.  Já, na sexta-feira à tarde, são as crianças matriculadas na Educação Infantil e do 1º ao 4º Ano que apresentam os resultados obtidos.

Confira a programação da Semana Cultural: