Antes de produzir seu próprio jornal, estudantes conversam com jornalista
5 de julho de 2017 Notícias, Portal

Conversa com a Jornalista (22)Os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida participaram, na terça-feira (04), de conversa com a jornalista do Grupo Diário da Manhã, Isabella Westphalen dos Passos.

Durante o encontro – uma atividade do projeto de incentivo à leitura que, no segundo trimestre letivo, culminará com a produção de um jornal impresso e de um telejornal -, a profissional, que é ex-aluna da instituição de ensino, detalhou como são criadas as notícias e as reportagens, ressaltando as diferenças entre os dois textos. Além disso, explicou como são definidos os assuntos que serão abordados em uma edição futura, como são escolhidas as fontes e como são realizadas as entrevistas que embasam a produção jornalística, destacando a importância de ser fiel aos fatos e de respeitar os envolvidos neles.

Conversa com a Jornalista (53)Em meio à explanação, os educandos questionaram-na sobre suas experiências profissionais e tiveram sanadas suas dúvidas sobre as dificuldades enfrentadas no decorrer da carreira, sobre os momentos mais marcantes e sobre a escolha da profissão.

Para a estudante Paula Di Primio Sperandio, o bate-papo contribuirá muito com a produção de notícias e reportagens para os dois produtos de comunicação. Além disso, ela considera que o contato com a profissional pode motivar, ainda mais, os colegas que almejam ser jornalistas. “Eu gostei muito da conversa, pois ela falou sobre a sua vida e sobre o que precisamos fazer para escrever um bom texto jornalístico”, comenta.

Conversa com a Jornalista (45)Além disso, conforme o educando Kassiel Bourckhardt Moroni, o encontro reafirmou a importância da leitura e da busca pela informação. “A jornalista Isabella nos ensinou que é importante ler o jornal porque, com a ajuda dele, podemos ficar sabendo sobre os acontecimentos do mundo todo”, afirma.

Sobre o projeto:

A produção do jornal impresso e do telejornal integra saberes atrelados às disciplinas das Áreas do Conhecimento de Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e de Ciências Humanas, como explica a educadora Jaqueline Nascimento – que coordena o projeto em conjunto com Paola Neitzke. “Em Língua Portuguesa, os estudantes aprenderam, por exemplo, sobre a composição de um jornal e sobre particularidades da notícia e da reportagem. Em Literatura, eles leram e analisaram o Joca – publicação da Editora Magia de Ler, destinada a crianças e jovens. Em Geografia, História e Filosofia, aprenderam sobre os temas que serão abordados nas reportagens, como os biomas brasileiros, a conscientização ecológica, a corrupção, o preconceito e as guerras travadas em nossa sociedade, entre outros”, esclarece.

Veja mais fotos: