A partir de projeto de incentivo à leitura, educandos produzem telejornais
29 de setembro de 2017 Notícias, Portal

jnda 1Nos últimos meses, motivados por um projeto de incentivo à leitura, os estudantes matriculados no 5º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Aparecida produziram dois telejornais.

Para o desenvolvimento da tarefa, que integrou conhecimentos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, as crianças, inicialmente, aprenderam sobre o trabalho dos jornalistas e sobre o processo de criação de notícias e reportagens, desde a definição da pauta até a finalização do produto de comunicação.

ND News 3Em seguida, reconheceram as características dos diferentes tipos de texto jornalístico e definiram os temas que seriam abordados nas reportagens – inspirados em estudos empreendidos nas aulas das disciplinas de Filosofia, Geografia e História.

Os educandos, então, dividiram-se em dois grupos, nos quais cada um deveria exercer uma função. Produtores, redatores, repórteres, cinegrafistas e apresentadores, finalmente, passaram a desempenhar suas funções, com o intuito de elaborar o conteúdo jornalístico sobre as pautas elencadas.

Conscientização ecológica, corrupção e preconceito foram os assuntos que nortearam a escolha das fontes, a realização das entrevistas, a produção dos textos e a coleta das imagens.

Com as matérias e reportagens narradas e editadas, os estudantes participaram da gravação dos telejornais, realizada em um estúdio montado na própria instituição de ensino. Por fim, os produtos jornalísticos foram pós-produzidos por um profissional de audiovisual.