A partir de “Baú de Memórias”, estudantes contam suas histórias de vida
17 de maio de 2017 Notícias, Portal
Baú de Memórias (35)

Baú de Memórias (9)No 3º Ano do Ensino Fundamental, os estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Aparecida, tradicionalmente, aprendem sobre a história de Carazinho.

Paralelamente ao estudo – que parte dos primeiros habitantes do, então, vilarejo e chega aos dias atuais do município -, as crianças compreendem que, assim como a das cidades, a história de cada pessoa também é constituída por acontecimentos marcantes. O dia do nascimento, os primeiros passos, as primeiras palavras ditas, o primeiro dia de aula, o aniversário de 15 anos, o ingresso na faculdade, o primeiro emprego e o nascimento dos filhos são apenas exemplos de momentos que compõem a trajetória de cada um.

Baú de Memórias (51)Além de ficarem guardados na memória, esses episódios são registrados em documentos, fotografias e objetos que contribuem para a conservação e para o resgate dessas lembranças. Para um historiador, esses registros são chamados de Fontes Históricas – mais um tema abordado durante os estudos.

Foi com o intuito de enriquecer a aprendizagem dos educandos que eles foram estimulados a conhecer, mais profundamente, suas próprias histórias. Para isso, foram desafiados a confeccionar, com a ajuda dos seus familiares, um “Baú de Memórias”, no qual seriam reunidos documentos, fotografias, objetos e roupas que, por alguma razão, marcaram suas vidas.

Posteriormente, cada estudante contou sua trajetória aos colegas, a partir das fontes históricas escolhidas e acondicionadas no seu “Baú”.

Acesse a galeria de fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>